Modernização do Sistema de Ar-Condicionado do Hospital Albert Einstein

Cliente

O Hospital Israelita Albert Einstein é o maior hospital privado da América Latina, contando com mais de 600 leitos. A revista norte-americana Newsweek, em parceria com a empresa de pesquisa global de dados Statista, ranqueou como o melhor do hemisfério sul. Sua reputação de excelência médica, corpo clínico altamente qualificado com mais de 2 mil médicos cadastrados e ampla gama de especialidades o colocam em destaque. Pacientes de todo o Brasil e até mesmo de outros países buscam seus serviços para tratamento e cuidados de saúde. Além de ser referência em qualidade médica e atendimento humanizado, preza pela responsabilidade social, sustentabilidade e inovação.

Fato

O Hospital Israelita Albert Einstein promoveu uma obra de modernização e expansão em sua unidade Morumbi, em São Paulo. Este projeto é considerado um dos maiores já implantados no país, com elevado padrão de engenharia.

A iniciativa reflete o compromisso contínuo do hospital com a inovação e a excelência no atendimento médico e avança as práticas modernas de ESG (Environmental, Social and Governance) adotadas pelo hospital. A proposta trouxe a necessidade de melhoria do sistema de ar-condicionado para aumentar a eficiência energética e confiabilidade operacional.

Desafio

Fazer a substituição dos antigos equipamentos de climatização, já bastante desgastados e de baixo rendimento energético, por um sistema mais moderno, capaz de trazer economia de energia e água, sem interromper o pleno funcionamento do hospital, garantindo atendimento ininterrupto e integral dos pacientes.

Com isso, as antigas torres de resfriamento de baixa eficiência energética, e de alto consumo de água, precisavam ser sucateadas.

A dificuldade da obra incluía etapas de desmontagem das torres, desativação de parte da Central de Água Gelada antiga e instalação de novos resfriadores de líquido (Chillers) com suas respectivas bombas de circulação de água gelada e eletrocentros no mesmo local físico das torres. O trabalho mostrou-se ainda mais complexo em razão da altura dos prédios (16 andares), em uma época do ano com ventos fortes, no bairro do Morumbi onde existem ruas estreitas em declive.

Solução

O hospital adquiriu da Klimatix (Grupo Mecalor) três chillers centrífugos, equipados com a inovadora tecnologia de mancal magnético, com condensação a ar e capacidade de resfriamento individual de 475 TR, da marca SMARDT, empresa canadense líder global na fabricação da tecnologia de chillers isentos de óleo (oil-free). Os chillers SMARDT destacam-se pelo estado da arte em eficiência, o que elimina os gastos com manutenção, e pelo baixo nível de ruído. A Klimatix é uma unidade de negócios da Mecalor, que comercializa, de forma exclusiva na América Latina, Chillers produzidos no Brasil com essa tecnologia.

O escopo do projeto incluiu, ainda, as bombas de circulação do sistema primário para cada Chiller. O projeto tem previsão de ampliação futura, sempre buscando a melhor eficiência.

A operação de um grande hospital é classificada como missão crítica, pois não tolera interrupções. A Klimatix oferece um suporte técnico pós-venda diferenciado para assegurar atendimento 24/7, com uma equipe especializada e dedicada, juntamente com ferramentas de monitoramento remoto contínuo, inclusive durante o período de obras.

Resultados

  • Excelente economia de energia da ordem de 30% em relação ao sistema antigo.
  • Operação 24/7 dos equipamentos com baixo nível de ruído.
  • Os novos chillers, equipados com compressores de mancal magnético, são isentos de óleo, que elimina perdas por atrito estendendo sua vida útil. Desta forma reduzindo os custos operacionais com manutenção.
  • O Hospital não teve suas atividades interrompidas em momento algum durante as obras.
  • A gestão do hospital reforçou seu compromisso com inovação e pioneirismo, alinhado com a pauta ESG.
  • Excelência operacional assegurada com suporte técnico contínuo e monitoramento remoto.

 

Equipamentos Usados e Tecnologia:

Três Chillers centrífugos de mancal magnético com condensação a ar SMARDT oil-free de 475 TR, validados em teste testemunhado pela equipe do hospital no Mecalabs, laboratório avançado de testes e ensaios do Grupo Mecalor e único do Hemisfério Sul.

Três bombas centrífugas verticais multiestágio Grundfos com acionamento e comando direto pelo controlador do Chiller, juntamente com um kit hidrônico para fácil conexão ao circuito primário de circulação de água gelada.

Engenharia Sustentável e Produtos Inovadores:

As soluções da Klimatix, instaladas no Hospital Albert Einstein, demonstram a preocupação da marca com a confiabilidade e eficiência energética, com produtos que são impulsionadores de um futuro sustentável.

Os equipamentos estão em conformidade com as políticas de descarbonização adotadas atualmente por várias empresas, com o propósito de reduzir o consumo de energia, e consequentemente sua pegada de carbono. Além disso, a tecnologia adotada traz uma redução no nível de poluição sonora, e uma redução significativa no consumo de água do empreendimento.

A celebração de um contrato de manutenção com o hospital reforça o compromisso de manter uma operação ininterrupta dos sistemas.

Entre em contato