A americana Hostdime confiou a Klimatix a instalação dos equipamentos de refrigeração de seu novo data center e, graças a confiabilidade do produto, obteve certificação Tier III.

Hostdime é uma empresa americana especializada em locação de data centers. Está presente em sete países e oferece ao mercado soluções como servidores dedicados, cloud server, cloud backup e colocation.
No Brasil, a empresa construiu um data center na cidade de João Pessoa (PB), onde presta serviços de colocation, atendendo grandes empresas como bancos, entre outras.

Colocation é um tipo de solução do segmento de data center, em que o provedor oferece toda infraestrutura; energia, refrigeração, rede de dados e Ti, e o cliente apenas instala o servidor.

A instalação da Hostdime em João Pessoa tem o certificado Tier III. Todos os data centers contam com um nível de confiabilidade para seu funcionamento. O Tier III é concedido pelo Instituto Uptime, reconhecido internacionalmente, e possui um dos mais rigorosos níveis de confiabilidade, com taxa de 99,98%. Isso significa que, por ano, o tempo de inoperância de um data center é de 1,6 horas.

A eficiência e precisão do sistema de refrigeração instalado pela Klimatix contribuiu para a certificação Tier II.

O escopo de fornecimento da Klimatix para a Hostdime incluiu:

  • Fancoils de precisão CPCS, com capacidade de resfriamento de 80 TR cada (modelo CPCS-280) e 12 TR cada (modelo CPCS-50).
  • Um sistema de controle de umidade relativa (UR) e reaquecimento do ar, insuflamento de ar downflow para os modelos CPCS-280 e insuflamento de ar frontal para os modelos CPCS-50, ventiladores com controle automático de rotação (EC), CLP com comunicação remota via Modbus, sensores pontuais de detecção de líquidos para aviso de possíveis vazamentos de água nos climatizadores e precisão e filtros de ar classe G4.
  • Quatro Chillers RLA-330, com capacidade de resfriamento de 114 TR cada e compressores herméticos do tipo scroll de alta eficiência energética.
  • Condensadores microcanal com tratamento adicional E-coating e sistema de resfriamento evaporativo.
  • Isolamento acústico adicional dos compressores e atenuadores de ruído instalados na descarga dos ventiladores, preparação do CLP para operação com nobreak e alimentação elétrica das bombas centrífugas instaladas nos equipamentos pelas UPS´s do cliente.
  • Interligação hidráulica entre os Chillers RLA-330 e os Climatizadores de precisão modelo CPCS-280 e CPCS-50.

Desafio

O desafio do projeto era instalar e deixar em funcionamento os CPCs das salas de data centers. O piso das salas possui elevação de 800 mm e os equipamentos de refrigeração foram colocados abaixo do piso.

O ar quente é sugado das salas, refrigerado pelo sistema de água gelada dos chillers posicionados no terraço do prédio, e insuflado, de baixo para cima, pelos fancoils de precisão colocados embaixo no piso.

Esse tipo de instalação garante mais eficiência do sistema, com melhor ventilação e distribuição do ar gelado pelas salas.

Na sala de nobreak foram instalados fancoils de menor porte e a descarga de ar frio é frontal, pela frente das máquinas.

Entre em contato